O tempo é um eterno fugitivo, por isso, a vida deve ser intensa e a intensidade de viver advém de valores benéficos a sua continuidade, pois o dia seguinte está por amadurecer e deverá ser vivido com a mesma intensidade de hoje. Tempus Fugit, Carpe Diem.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A DEMOCRACIA ESTÁ NA LEI MAIOR!

A nossa Constituição em seu artigo primeiro, parágrafo único diz: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. No que interrogo, apesar da beleza do princípio democrático, que poder é esse? Perdão; quase esqueci que o poder do povo é o voto e o exercício da cidadania é votar.

Que belo poder! Se não fosse obrigatório poucos o exerceriam. A política anulou a questão da vontade, intenção de fazer ou deixar de fazer. A vontade é prevalente em quase todo o Direito Pátrio, para ser mais claro, a vontade é decisiva no Direito Civil e Penal.

Não questiono a democracia, mas os instrumentos que inibem a livre expressão da vontade popular. O teatro eleitoral, a falta de reformas no viciado sistema político brasileiro, a compra de votos e a substituição dos antigos “coronéis” pelas facções criminosas, em especial, as operadoras do narcotráfico e as milícias.

Nenhum comentário: